segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem ao Dia da Mulher

Ontem foi realizada uma das noites mais marcantes no calendário do cinema, a premiação do Oscar.
Como já é uma tradição há 82 anos, ele tem sempre presente a particularidade dos tapetes vermelhos, transformando em um momento importante para as mulheres poderem mostrar o que há de melhor em questão de vestidos e joias – com certas exceções – e para os homens também esbanjarem todo o seu charme nos tradicionais smokings.
Muito além de apenas roupas e acessórios, a grande premiação contou com o entretenimento de Steve Martin e Alec Baldwin cheios de humor e com piadas para todos os convidados, eles provaram que a escolha da dupla – que já trabalharam juntos no filme Simplesmente Complicado com Meryl Streep, ainda em cartaz – não havia sido em vão. Não só eles foram recebidos aos risos, Ben Stiller que ficou encarregado de entregar o prêmio para Melhor Maquiagem, foi caracterizado de navi (os nativos azuis do filme Avatar).
Já que o tão concorrido filme de Cameron foi citado, por que não dizer que ele também pode ser considerado como um dos maiores fiascos da noite? O filme que estava indicado para nove prêmios e cogitado para faturá-los, somente conseguiu levar três estatuetas e de categorias que não são muito importantes: Melhores Efeitos Especiais, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.
Por outro lado se James Cameron não se saiu tão bem assim como de esperado, o mesmo não aconteceu com sua ex-mulher, Kathryn Bigelow. Ela sim pode ser chamada como a grande estrela da noite. Guerra ao Terror um filme com pouca repercussão e não muito bem quisto pelas pessoas estava também indicado para nove categorias. Mesmo correndo o risco de perder alguns prêmios pelos rumores que surgiram à Academia dias antes (um fora que o roteirista teria espionado um sargento do exército e contado a sua história no filme sem autorização do outro e o segundo é a de que outro diretor teria mandado e-mails para os votantes pedindo que escolhessem seu filme, tanto que fora proibido de ir à premiação), eles ganharam seis indicações.
Duas dessas seis foram as mais importantes da noite: Melhor Filme e Melhor Direção. Kathryn conseguiu entrar para a história como a primeira mulher a ganhar o prêmio de direção do Oscar, isso um dia antes do Dia Internacional da Mulher. Uma homenagem e tanto para todas as mulheres do mundo, a estatua dourada também é nossa!

domingo, 7 de março de 2010

O experiente com regras novas

Além da torcida pelos futuros ganhadores, o famoso tapete vermelho e assistir às estrelas de Hollywood com todo o glamour, hoje na sua 82ª edição, a cerimônia do Oscar promete muitas surpresas.
 Uma das tradições da premiação, definitivamente, é a categoria de “Melhor Filme” e esta aparece com algumas novidades. A primeira delas é o milionário Avatar de James Cameron que pode estar correndo o risco de perder a estatueta dourada para Guerra ao Terror de Kathryn Bigelow, ex- mulher do diretor, que não teve tanto sucesso nos Estados Unidos, mas vem faturando alguns outros prêmios.
Outro caso inesperado é a indicação de Up - Altas Aventuras, o desenho da Disney já vai entrar pra história mesmo se não ganhar o prêmio, já que foi o primeiro filme em forma de animação concorrer nesta categoria.
Para quem acha que já é o suficiente, aí que se engana! Pois a categoria ainda conta com uma nova forma de seleção para a escolha do ganhador. Até o ano passado eram cinco filmes concorrentes, hoje serão dez. Como será feita a escolha? Cada votante deverá colocar em uma ficha a sua ordem de preferência, do 1º ao 10º. O filme que receber 50% + 1 voto será o vencedor, a Academia considera que dessa forma a votação será mais democrática.
Mas não são somente essas novidades que estarão por vir. A noite de gala que acontece no Kodak Theatre, em Los Angeles, também criou uma nova regra em relação aos discursos dos vencedores. Eles visam acabar com todo aquele “blá-blá-blá”, no qual agradecem à mãe, ao pai, filho, mulher, papagaio, diretor, maquiador e muito mais, o que só atrasa a programação e também deixa mais cansativo para quem assiste.
Como solução eles propuseram para os indicados que forem subir ao palco para falarem apenas o necessário, com intenção de “Comunicar à plateia o que o Oscar significa para você”, disse Adam Shankman um dos coprodutores do evento. Para isso, nos bastidores estarão disponíveis câmeras com a finalidade de, justamente, gravarem os discursos mais longos. Depois serão divulgados no site todos esses vídeos, deixando ainda à disposição dos atores de exporem como bem entenderem, até mesmo em seus perfis no Facebook.
Mesmo com essas mudanças, o nosso bom e glamouroso Oscar continuará sendo um dos eventos mais importantes para Hollywood e para os cinemas.
Será transmitido hoje para mais de 200 países. E para o Brasil pelo canal de TV paga, TNT, a partir das 21 horas com o pré-show, mostrando os melhores momentos no tapete vermelho e depois às 22 com o início da premiação.
Por isso não percam! Esta noite promete. “And the Oscar goes to…”

quinta-feira, 4 de março de 2010

Música em documentário

Não é preciso dizer que tanto a banda The Doors como o seu histórico vocalista Jim Morrison estarão pra sempre eternizados no mundo da música. Não somente pela vida intensa e curta que Morrison teve, mas também pela música marcante da banda, um rock no final dos anos 60 até os 70.
The Doors teve como formação o vocalista Jim Morrison, o tecladista Ray Manzarek, o guitarrista Robby Krieger e o baterista John Densmore, embora, como em várias outras bandas, a alma mais marcante tenha sido o vocalista. A banda não deve ser somente lembrada pelas extravagâncias das quais viviam como “sexo, drogas e Rock ‘n’ Roll”. E sim por fazerem parte de uma época que todo o mundo da música foi marcado pela presença de grandes bandas e artistas e que hoje são mito.
Como mitos que são nada mais justo que serem rememorados em outra forma de arte, que, tão importante quanto, também tem a mágica do eternizar.  Talvez agora o diretor Tom DiCillo consiga mostrar para muita gente, principalmente para aqueles que não viveram na mesma época, o além de uma banda, o quão vivo eram os shows e ao final sair um pouco mais entendido sobre música. E como? Sim! The Doors estará nos cinemas.
Com ajuda dos outros integrantes, que também fazem parte do enredo, além de contarem os fatos, também forneceram fotos e vídeos dos shows e bastidores. Tom ainda tem como arquivo um vídeo feito pelo próprio Jim Morrison com cenas raras, já que o vocalista tinha em o objetivo de montar seu próprio filme.
O documentário que recebe o nome de When You’re Strange está cheio de privilégios. Além do conteúdo, ele também é narrado por nada mais nada menos que o ator Johnny Depp.
O longa já foi apresentado ao Brasil assim como em vários outros países em Festivais, como o de Berlim, de Londres, de Sundance. E só agora começa a ser rodado nos cinemas comerciais tendo estreia prevista para o dia nove de abril nos cinemas americanos e europeus. Infelizmente não há data prevista ainda para nós brasileiros. Mesmo assim, não custa esperar.
Indispensável para os fãs, porém necessário para os não amantes. Pois quando uma história marcante está disponível para ser contada, não importa se é merecedora de prestigiar e sim merecedora de assistir.